Séries pseudo documentais são aquelas que contam histórias fictícias por meio da linguagem documental e grandes sucessos da TV contam com esse formato. Pensou em The Office? Sim, essa é uma das maiores séries que usam essa linguagem. Podemos lembrar de Arrasted Development, Parks and Recreation ou Modern Family. Porém, há um novo sucesso na TV aberta americana que abraça esse formato: Abbot Elementary.

Criada pela humorista (e protagonista da série) Quinta Brunson, Abbot Elementary acompanha o dia a dia dos professores de uma escola de ensino fundamental predominantemente negra na Filadélfia. Mas se você está familiarizado com as séries que eu citei anteriormente, sabe que The Office é mais do que o dia a dia de um escritório e Modern Family é mais do que um show sobre uma família de classe média alta. Logo, Abbot Elementary é mais do que apenas o dia a dia de uma escola de ensino fundamental.

Com um humor descomplicado e surpreendentemente simples, Abbot Elementary explora as diferentes personalidades dos professores e seus métodos (muitas vezes inusitados) de ensino. Enquanto a protagonista é uma professora recém-formada, enérgica e repleta de expectativas em relação à melhorias, as professoras mais maduras e experientes se atém às condições limitadas e nutrem baixas expectativas. E é assim que a série cumpre um importante papel: aponta o problema do baixo investimento do governo americano em educação, e sim, isso acontece lá fora também.

Afinal, do que Abbot Elementary realmente trata?

O trunfo da série é exatamente este: mostrar o dia a dia de uma escola na Filadélfia que conta com poucos recursos e está sob uma gestão desastrosa. O otimismo de Janine, a jovem protagonista, energiza a narrativa, ao mesmo tempo que contrasta com o ceticismo de Barbara e Melissa, professoras há anos da mesma escola. E a rotina escolar se desenrola sob a direção de Ava, a diretora que só se importa consigo mesma, seu status e que ocupa o cargo por ter ameaçado expor a infidelidade do secretário de educação caso não recebesse o cargo. Sem dúvidas, Ava é a personagem mais divertida da série.

A trama vai além destas personagens, claro, e nos presenteia com situações simples e, ao mesmo tempo, relevantes. Uma lâmpada quebrada no corredor ou mesmo a falta de tapetes para as crianças descansarem nos intervalos das aulas proporcionam episódios inteiros de superação e puro entretenimento.

Abbot Elementary é uma daquelas séries para saborear depois de um dia puxado, e para resgatar o otimismo que muitas vezes perdemos dentro de nós mesmos diante das dificuldades. Cada episódio traz uma grande lição, mas é como se não estivesse tão comprometida com a moral. Por fim, temos uma série tão boa e relevante quanto aquelas que foram citadas no começo desse texto.

Na temporada de premiações, a série e seu elenco brilharam como há anos uma comédia não fazia, e tudo isso na TV aberta, um ambiente que parece ter ficado para trás em relação à relevância. A primeira e a segunda temporada estão disponíveis no Star +. Abbot Elementary precisa ser a próxima série na sua lista de prioridades!

Escrito por

Mailson Modesto

"Sou uma pessoa desequilibrada com uma cabeça caótica, mas com uma alegria de viver que não combina com tudo isso". Isso mesmo, roubei as palavras da Marília Gabriela! Produtor de conteúdo com 30 anos de vida moldados pela cultura pop. Sou fã de discussões complexas sobre os assuntos mais simples, e trago isso pra esse blog. Me conheça um pouco mais no Instagram: @mailsonmod